quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Potência de equipamentos

Nesse post vamos aprender como é calculado sua conta de luz, para que isso aconteça, precisamos analisar nossos aparelhos domésticos, vendo a tensão e a Potencia de cada um, para mostrar na pratica como o calculo é feito segue a baixo os aparelhos que serão utilizados no nosso calculo:

















Depois de analisarmos as nossas potências e tensões, fazemos uma tabela para calcularmos o quanto temos de gastos por mês:
A tabela é bem simples, primeiro fazemos uma estimativa de quanto tempo utilizamos em cada aparelho, transformarmos isso em horas, após isso iremos multiplicar a potencia de cada aparelho pela quantidade de horas que utilizamos e pela quantidade de dias que temos no mês, que gerará um valor em Wh, mas nossa conta de luz é calculada em Kwh, por isso convertemos nosso valor em Wh para Kwh. Após descobrirmos a energia gasta em kwh multiplicamos pelo custo imposto pelo governo, que nessa tabela utilizaremos R$ 0,608, que nos dará o resultado do valor que você pagara por aquele aparelho mensalmente, somando todos os aparelhos temos o valor total.

Vamos deixar mais simples??
A formula é: [(Potência x hora x dias)/1000= kwh]x custo Kwh


Como podemos ver na tabela acima, alguns aparelhos demandam mais energia do que outros, isso acontece principalmente nos aparelhos que geram calor, pois em geral, são os aparelhos que utilizam resistência, no nosso caso acima o aparelho que mais suga energia seria a Nespresso. Outros exemplos de aparelhos que consomem mais energia são os chuveiros, marmiteiras elétricas, chapinhas e etc.
Agora podemos entender um pouco mais como nossa conta é calculada por mês, quem sabe assim começamos a economizar um pouco mais daqui pra frente?


Nenhum comentário:

Postar um comentário