domingo, 12 de novembro de 2017

Dimensões de condutores

Para descobrirmos a dimensão dos condutores que iremos instalar na nossa obra, precisamos fazer um calculo com as tabelas da norma ABNT NBR 5410. Veremos colocando a norma em prática no seguinte projeto:

Primeiro: observamos na tabela 47 vemos qual a sessão minima de cada condutor pra cada tipo de circuito, com isso podemos comparar com o calculo se o resultado é maior ou menor que o minimo exigido pela norma

Segundo: olhamos na tabela 33 qual tipo de linha elétrica fazemos parte, descobrimos que no nosso caso fazemos parte do B1
Terceiro: o terceiro passo é o calculo, onde IB é a corrente teórica. E para descobrirmos a corrente teórica vamos fazer um calculo com base no nosso chuveiro indicado na planta, onde a potencia é 7500w e a tensão é 220v, sando um resultado de 34,1A.
Quarto: como visto anteriormente, o chuveiro contei um neutro e duas fases, e como podemos observar na tabela 46 o número de condutores carregados e de 3.
Quinto: com o resultado da corrente teórica comparamos na tabela 36 qual seria a dimensão do nosso condutor, ou seja, como vimos no segundo passo, fazemos parte do método de referência B1, e como vimos no quarto passo o número de condutores carregados é 3, com isso nosso resultado do calculo do terceiro passo arredondando sempre para cima, fica no resultado 36 da tabela, onde nos dá uma dimensão de 6mm² para nosso circuito.

Sexto: mas ainda não acabou ai, ainda precisamos fazer o calculo da corrente do projeto, que nada mais é do que a corrente teórica / pelo dado da tabela 42
onde nosso numero de circuitos utilizados no projeto é de 3 circuitos, que no caso ficaria 34,1/0,7= 48,71, que quando comparamos novamente com a tabela 36 nos da uma dimensão de 10mm² para o nosso circuito.


Visita Técninca CTEP

No dia 18 de outubro de 2017 foi feita uma visita técnica com a turma ao Centro Técnico de Especialização Profissional (CTEP) que serviu pra nos mostrar na pratica um pouco do que aprendemos em sala de aula.


Na CTEP é possível obter especialização em várias áreas, más para a nossa matéria a área que nos interessara nessa postagem é o setor de elétrica, onde encontramos vários painéis com representações das diversas ligações que existem.




Noções de Luminotécnica

Para entender um pouco de luminotécnica precisamos te um conhecimento sobre alguns assuntos como:

o que é luminotécnica? 

"é o estudo da aplicação da iluminação artificial em ambientes internos e externos. O maior desafio de quem “desenha” a luz está em conseguir bons resultados subjetivos. Luz você não vê, você sente!"
o que é Luz?
"A luz é um tipo de onde eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético "
o que é iluminância e luminância ?
"A iluminância indica a quantidade de luz (fluxo luminoso) que incide sobre uma superfície, e aluminância indica a quantidade de luz (fluxo luminoso) que é refletida por uma superfície. A quantidade de iluminância tem como unidade de medida o Lux, que representa 1 (um) Lúmen por metro quadrado."

Para uso domestico utilizamos as seguintes lampadas:

- Lâmpadas fluorescentes compactas e tubulares.
- Lâmpadas de halogênio.
- Lâmpadas incandescentes.
- Diodos Emissores de Luz (LED)



Demanda Energética

Para fazer a divisão de circuitos e lançamentos dos fios foi necessário consultar a norma NBR 5410, onde uma das principais informações é não ultrapassar mais de 1200 va em cada circuito
Com isso em mente e com as diversas ligações e distribuições de fios segue a planta da atividade feita em aula:
 para organizar melhor os circuitos foi feito uma tabela, onde mostra a quantidade de tomadas e iluminação, o tipo de uso de cada tomada, e a distribuição dos circuitos entre elas :

após a distribuição dos circuitos, foram feitas as distribuições dos fios, onde temos a seguinte distribuição:

- Tomadas de uso geral = fase, neutro e terra
- Tomadas de uso específicos = fase, neutro e terra
- Iluminação = fase, neutro e terra
- Interruptor simples =  fase e retorno
- Interruptos paralelo = o primeiro circuito fase e dois retornos, já os demais 3 fios de retorno
- Chuveiros = neutro e duas fases



Simbologia de projeto

A simbologia de um projeto de elétrica vária muito de quem faz o projeto, por que isso acontece? porque como a norma da NBR 5410 não é lei, cada um acaba usando uma simbologia que tem preferência.
Isso ao meu ver trás dois pontos negativos, o primeiro é que ao você pegar um projeto que nunca foi visto anteriormente, pode demorar um pouco para entender a simbologia e interpretar corretamente, que se houvesse o uso com base na norma não ocorreria, pois só teria uma unica simbologia, facilitando a interpretação. Já o segundo ponto, é que nos concursos públicos as questões seguem a norma, isso faz com que muitos profissionais acabem errando as questões, pois assinalam a opção que é mais usual no mercado e não a da norma NBR 5410.
Para compreensão dessa diferença de simbologia, segue abaixo uma tabela com a diferença dos símbolos da norma NBR 5410 e os símbolos usuais. 


Como exercício, colocamos a simbologia usual em prática, aplicando em uma planta já pronta, que segue abaixo.